ANSIEDADE

FAÇA AGORA O TESTE:

Se você acha que sofre com transtorno de ansiedade, pode fazer um teste online para avaliar seus sintomas:

Lembrando que o teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação e não substitui a consulta com um psicólogo ou psiquiatra.

A ansiedade é uma reação temporária e normal do corpo a situações que causam preocupação ou medo, como precisar fazer uma apresentação em público, ter uma entrevista de emprego ou estar sob pressão. No entanto, quando a ansiedade é intensa, surge sem motivo aparente e atrapalha as tarefas diárias, pode indicar um transtorno de ansiedade como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico ou fobia.

Os principais sintomas do transtorno de ansiedade incluem:

Preocupação constante

Dificuldade para relaxar

Dificuldade para concentrar

Falta de atenção

Alterações do sono

Raciocínio confuso

Dor de cabeça

Cansaço fácil

Sensação contínua de que algo de mau pode acontecer

Junto com essas manifestações, a ansiedade também pode vir acompanhada de sinais físicos, como aumento do batimento cardíaco, respiração rápida e transpiração excessiva.

A crise de ansiedade é uma situação em que os sintomas de ansiedade, como angústia, medo, preocupação ou insegurança, são intensos. Embora algumas vezes os sintomas surjam rapidamente, é comum a crise começar lentamente à medida que a situação estressante se aproxima. A intensidade da crise de ansiedade pode variar e, embora possa ser confundida com o ataque de pânico, não são a mesma coisa.

Os principais tipos de transtorno de ansiedade incluem:

Transtorno de Ansiedade Generalizada: Quando a ansiedade deixa de ser temporária e passa a ser muito frequente, fazendo com que a pessoa apresente preocupação e medo mesmo em momentos que não seriam considerados estressantes.

Transtorno de Pânico: Caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados, com sintomas como palpitações, tremores, sudorese e sensação de morte iminente.

Fobias: Medo intenso e irracional de objetos, situações ou animais específicos.

O tratamento para ansiedade deve ser sempre orientado por um psicólogo.

Psicoterapia: Realização de sessões on-line e/ou presenciais em consultório para identificar a causa da ansiedade e desenvolver ferramentas para aprender a lidar com esse comportamento disfuncional.