A depressão é um transtorno psicológico caracterizado por tristeza persistente e falta de interesse em realizar atividades que antes eram consideradas divertidas. Embora a tristeza seja uma emoção normal, na depressão, essa tristeza é tão forte e dura por tanto tempo que acaba afetando toda a vida da pessoa. Além disso, a depressão pode impedir a realização de tarefas básicas, como dormir ou comer, e, em alguns casos, levar a pensamentos suicidas1.
Os principais sintomas da depressão incluem:
Sentir-se triste, ansioso ou “vazio”.
Ter sentimentos de falta de esperança ou pessimismo frequentes.
Ficar facilmente irritado.
Não ter vontade de fazer atividades que antes eram divertidas.
Sentir-se sem energia e muito cansaço.
Dormir pouco ou em excesso.
Ter dificuldade de concentração e memória.
Experimentar alterações no apetite.
Ter pensamentos suicidas.
Pessoas com depressão normalmente apresentam vários desses sintomas na maior parte do dia, quase todos os dias da semana e por mais de duas semanas seguidas. Dependendo da intensidade dos sintomas, a depressão pode ser dividida em diferentes categorias, como depressão leve, transtorno depressivo maior ou distimia. Todos os tipos de depressão devem ser corretamente diagnosticados e tratados por um psicólogo e/ou psiquiatra.
O tratamento para depressão inclui psicoterapia: A realização de sessões com um profissional para identificar a causa da depressão e desenvolver ferramentas para lidar com este transtorno.